sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Indicadores de tendência

Os indicadores de tendência mostram 3 movimentos: o movimento de subida, o movimento de descida e e estagnação de movimento, chamado também "sideways".
Os indicadores de tendência ajudam a definir uma direção do preço sobre um período de tempo retirando assim o ruido que o preço tem durante essa tendência.
Duma forma simples estes indicadores ajudam a visualizar as tendências do mercado.
Muitas vezes são usados para entradas no mercado, no entanto estes indicadores são lentos e só mostram mudança de tendência ao fim de algum tempo. o que pode levar a entradas erradas.
Os indicadores devem de ser usados com cautela pois eles medem apenas o peso do passado e nada existe que mostre ou preveja o futuro de um ativo.
Portanto sem qualquer duvida alguma que tudo quanto estiver aqui explicado é meramente informativo e qualquer um utiliza da maneira que entende, podendo ou não ser o que eu descrevo aqui.

O indicador mais conhecido de todos os mercados é a Média Móvel.
A Média Móvel é um valor acumulado da soma de vários preços ao longo de um período e depois dividido pelo numero de vezes que foi somado. Os valores utilizados para medirem essa média pode ser a abertura de uma vela, o fecho de uma vela ou até a a media do valor mais alto e mais baixo da vela, a utilização de valor mais alto ou mais baixo  de uma vela também pode ser utilizado e muitos utilizam para fazer um tunel de suportes e resistências móveis.
Sendo assim a Média Móvel é utilizada para mostrar a direção da tendência, para suporte ou resistência de uma tendência.
Pode ser utilizada com outra Média Móvel de um valor diferente para utilizar o cruzamento das mesmas para uma entrada, embora esta forma tenha muitos falsos sinais a curto e médio prazo.
Aliás, nenhuma Média Móvel dá sinais certeiros, até pode acontecer durante algumas horas mas quando fica nos sideways pode ser uma fonte de perda permanente.
Vamos verificar aqui um gráfico para ter uma ideia de como pode-se trabalhar uma MM.

Nesta imagem pode-se ver onde há entradas para umas boas negociações assim como entrada em casos de sideways que levaria a perdas que podem ser suficientes para a perda do lucro anteriormente feito.
Os circulos mostram as zonas boas de entrada e os retangulos os pontos de sideways, pois aí e utilizando as MM poderá entrar-se e sair com pouco ganho ou mesmo com algumas perdas substanciais.
Claro que neste caso só se está a utilizar a MM para as entradas e saídas, o que não é o correto, pois convém utilizar sempre mais que um indicador para dar melhores entradas.
Muitas vezes evita-se entrar nas zonas de sideways precisamente utilizando um indicador de momento, que consegue limpar significativamente as más entradas, não quero dizer com isto que elimine todas as perdas, não, vai haver sempre zonas de entradas falsas e com isso se perder algumas entradas em perda.
 Nesta imagem pode-se verificar que com um outro indicador e neste caso o Oscilador Estocástico onde com algum cuidado se consegue filtrar os sinais anteriores. No entanto na ultima saída o sinal seria um de entrada e seria esse que eventualmente se perdia.

O cruzamento de MM é outra forma de criar sinais para negociação, como se pode ver aqui, pode-se ter bons sinais de entrada cruzando uma MM com outra de outro valor, no entanto quando fica em sideways, mais uma vez é pode levar a grandes perdas. As entradas estão assinaladas com os circulos azuis e a zona de sideways é o retângulo vermelho.

Mas mais uma vez isto é apenas um exemplo.
Na realidade as Médias Móveis não foram feitas para mercados tão voláteis como o do Forex.
Neste mercado os movimentos são muito rápidos onde as MM não são os indicadores mais indicados. As MM foram criadas para mercados a longo prazo como os da matéria-prima e o das ações.

1 comentário:

  1. Excelente explicação, curto e direto.

    Sou leio neste assunto (sou um simples professor de História, mas apendi muito com este post. Você ganhou um leitor.
    Abs

    Carlos Domingues - www.profhistoria.com

    ResponderEliminar